Desde o início da década vivemos um período de euforia nos projetos subterrâneos, refletida até mesmo na escassez de mão de obra especializada.
Inúmeros empreendimentos de infraestrutura foram planejados, projetados, iniciados e construídos e outros em fase de contratação. As escavações mecanizadas são uma realidade, três TBMs operando em São Paulo, uma no Rio de Janeiro, quatro foram compradas e entregues em Fortaleza, duas TBMs já adquiridas para a escavação da Linha 6 do Metrô de São,Paulo, além da TBM Double-Shield do Gastau, cuja escavação já foi finalizada. Outros grandes empreendimentos da engenharia brasileira estão em andamento ou aguardando contratação como a usina de Belo Monte, o trem de alta velocidade Rio de Janeiro-São Paulo-Campinas (TAV), a transposição do rio São Francisco, o túnel submerso do Guarujá e os investimentos no Pré-Sal. O auge do período foi o Congresso Mundial de Túneis de 2014 – WTC 2014 em Foz de Iguaçu. Mas as condições econômicas pioraram sobremaneira nos últimos 2 anos e projetos foram suspensos, outros foram finalizados, ou estão em sua fase final e o mercado internacional mudou seu foco para economias em pleno desenvolvimento ou com menos incertezas. Nesse cenário o mercado sofreu forte retração, mas com um desenvolvimento em patamar nunca antes atingido, seja em tecnologia, seja em mão de obra especializada. Mas a carência de infraestrutura continua crescendo rapidamente, em especial nos grandes centros urbanos. Sugiram então novos modelos de estruturação dos negócios, como por exemplos as PPPs e no presente momento observam-se crescentes indicadores de uma reestruturação e uma provável retomada gradativa e consistente dos projetos.
Por outro lado, com as grandes mudanças que vem ocorrendo de reposicionamento das grandes construtoras nacionais, vem surgindo oportunidades para novos participantes na indústria tuneleira associada à desvalorização da moeda nacional, tornando o investimento estrangeiro mais fácil e barato.
O momento, apesar dos aparentes riscos e incertezas, pode propiciar o aproveitamento das oportunidades geradas pela crise, com investimentos e aproveitamento da tecnologia e mão de obra especializadas disponíveis. Agora, mais do que nunca, entendemos que as obras subterrâneas serão protagonistas essenciais para a retomada do desenvolvimento do país.
É nesse contexto que o Comitê Brasileiro de Túneis – CBT da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica - ABMS tem o prazer de convidá-lo para o esperado evento do setor tuneleiro na América Latina, a quarta edição do Congresso Brasileiro de Túneis – 4oCBT e Seminário Internacional “ Latin American Tunnelig - LAT 2017”, que ocorrerá entre 3 e 6 de abril de 2017, em São Paulo, juntamente com o 9th International Symposium on Geothecnical Aspects of Underground Construction in Soft Ground- TC-204 ISSMGE.
Serão abordados 17 temas fundamentais para os profissionais que atuam na área de estruturas subterrâneas, promovendo o debate, intercâmbio de experiências e atualização técnica, além da apresentação de novas tecnologias e tendências na área de projeto, construção, manutenção e operação.
Além dos trabalhos técnicos do Brasil e da América do Sul, repetindo o sucesso do 3º Congresso, ocorrido em 2012, serão proferidas conferências de especialistas consagrados nacionais e internacionais, realizados debates de temas atuais, exposição de produtos, serviços e equipamentos, além de visitas técnicas. Estão reservados dois dias para a realização de um curso de atualização e aperfeiçoamento na área de túneis, ministrado por profissionais brasileiros e internacionais renomados na engenharia de túneis. A Organização do 4º Congresso Brasileiro de Túneis e Estruturas Subterrâneas – 4o CBT conta com a participação ativa e motivada da comunidade técnica Brasileira e Latino Americana para que o Congresso resulte em uma excelente troca de experiências e conhecimento, além de excelente networking a todos os seus participantes.
Herrenknecht AG located in Germany is a technology and market leader in mechanized tunnelling. As the only company worldwide, Herrenknecht delivers cutting-edge tunnel boring machines for all ground conditions and in all diameters – ranging from 0.10 to 19 meters.
Herrenknecht, localizada na Alemanha, é líder tecnológico e de mercado em túneis mecanizados. A Herrenknecht oferece tuneladoras de alta tecnologia para todas as condições de solo e de todos os diâmetros, variando de 0,10 a 19 metros.
www.herrenknecht.comA Incotep Sistemas de Ancoragem atua no desenvolvimento de Sistemas de Protensão e Ancoragem de alta qualidade, utilizado em aplicações geotécnicas e estruturais.
Conheça nossa linha de Tirantes Monobarras, Autoinjetáveis, Cordoalhas, entre outros.
www.incotep.com.brA Normet é uma empresa de origem finlandesa, fundada há mais de 50 anos, fornecedora de soluções avançadas para processos de clientes dos mercados de mineração e de construção de túneis. O grupo Normet desenvolve, fabrica e comercializa equipamentos, serviços, produtos químicos para construção e tirantes especiais (D-Bolt) para processos, dentre os quais jateamento de concreto, carregamento de explosivos, “scalers” e demais equipamentos para levantamento, instalação, reforço de rochas e logística.
A Normet oferece assistência técnica especializada, peças sobressalentes e treinamento para os seus produtos e para os processos em que são utilizados. É uma empresa líder global em seu segmento de mercado com operações próprias em 5 continentes, 28 países e 41 localidades.
www.normet.comGCP Applied Technologies apresenta TYTRO®, um abrangente e avançado sistema para concreto projetado, especialmente formulado para a construção de túneis. O Sistema TYTRO® permite reduzir os custos de materiais e acelerar os ciclos de escavação, minimizando o tempo de ciclo.
www.gcpat.com/en-usA CJC desenvolve atividades relacionadas com as várias fases do desenvolvimento de projetos e obras de engenharia, com destaque para obras subterrâneas e de contenções, como estações de metrô, poços de grande diâmetro, túneis ferroviários, metroviários, rodoviários, adutores, cavernas para usinas hidroelétricas, valas a céu aberto, estruturas de arrimo, arquitetura de estações, estruturas de concreto, estruturas metálicas e outros.
www.cjceng.com.br